domingo, 21 de novembro de 2010

Quem tem medo de Monteiro Lobato?


Andam querendo impedir as crianças de ler Monteiro Lobato, porque alegam que ele é racista. Isso nos leva a pensar que interessa a alguém que a obra dele fique escondida, assim como acontece em momentos de ditadura, quando os livros levam a população a pensar, a questionar o que se diz e faz no país.
É verdade que Emília diz coisas terríveis para Tia Nastácia, mas, antes de pensarmos que Lobato quer disseminar o racismo, devemos lembrar que quando o livro foi escrito essa era a relação existente entre negros e brancos. Ou seja, ele não prega, apenas mostra como era. Mas ele mostra também as mazelas do Brasil, algumas delas muito atuais, depois de quase cem anos de publicação.
Convenhamos, se Lobato fosse racista, por que daria tanto espaço para personagens negros, como Tia Nastácia e Tio Barnabé, afetivamente incluídos na família- são tios_ e narradores de histórias importantes para a cultura brasileira?
Essa história de proibir a leitura também traz a lume uma questão importantíssima: a qualidade do trabalho com a leitura que é feito nas escolas, porque a leitura de qualquer livro, quando orientada por um professor, serve para fazer com que os alunos cresçam, tanto como indivíduos quanto como leitores. Acontece que os professores, principalmente os que atuam de 1ª a 5ª séries, não têm formação alguma para trabalhar com a Literatura. No máximo, fazem um "teatrinho" a partir da leitura e, de resto, querem "ensinar" alguma coisa a partir dela. Acontece que para ler Monteiro Lobato, hoje, é necessário que se contextualize sua produção, que se relacione as obras com o momento em que elas foram escritas, até comparando com o atual, em particular, com a questão racista e mostrar diferenças, questionar o passado, ap0resentar novos olhares sobre a questão...
Absurdo é proibir a leitura de Lobato nas escolas porque as professoras não sabem o que fazer com o texto...
Será pretexto? Incompetência?
Será essa a primeira de muitas censuras?
Esperamos que não....

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