segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Feriado em Curitiba




O carnaval em Curitiba já foi tema de vários escritores que aqui vivem, como Roberto Gomes e Cristóvão Teza, mas o sete de setembro não foi comentado. Talvez porque o princípio seja o mesmo: a cidade fica vazia e nem mesmo o desfile cívico- no centro cívico, claro- é suficiente para animar a cidade. Para completar, o tempo não ajudou: choveu- para variar- e fez um friozinho, nada muito forte, apesar de ainda não ter começado a Primavera.


Mas gosto da cidade assim. Quando vim morar aqui, há vinte anos, esta era uma cidade pequena ainda, embora capital. Vivia-se melhor- Dalton Trevisan que o diga! embora eu não ache que Jaime Lerner seja o responsável pelas mudanças- era um lugar ainda calmo, sem o trânsito louco que enfrentamos todos os dias. Por isso foi bom andar pela cidade , livre, sem engarrafamentos, mais vazia do que aos domingos.


Curitiba é uma cidade agradável, apesar de não ser mais aquela que a mídia paranaense costumava vender para o resto do país.Lembro que quando no Rio de Janeiro eu dizia a alguém que morava em Curitiba, o comentário era sempre o mesmo: Que beleza de cidade, não é? Não tem assalto, cidade calma...Bem, já existe muita violência aqui, proporcionalmente, tanta quanto no Rio. Já não se pode sair à rua sem se preocupar com os arredores. Há que se olhar para os lados, cuidar com quem chega, estar atento a tudo e todos. No trânsito, já fui agredida por um rapaz novo, com cabelo à moicano, que encostou seu carro no meu e tentou mover meu carro, empurrando com o seu. Isso porque ele havia me fechado e meu amado o chamou de mané! Nem foi de fdap! Nada calma a cidade hoje...
Talvez por tudo isso eu tenha gostado tanto de ter ficado aqui neste feriado: vi a outra Curitiba, aquela que, como Dalton Trevisan, eu amo e viajo....
E, quebom!-amanhã tem mais feriado, tem mais cidade calma, feriado que é só aqui...mais uma generosidade da cidade, que nos presenteia com dois dias seguidos de paz!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial